No terceiro capítulo de “Renascer”, a trama se desenrola em torno do mistério que envolve a gravidez de Marianinha, filha mais velha de Venâncio (interpretado por Fabio Lago). A narrativa sugere um tom sombrio quando o capataz, ao espiar Maria Santa, a caçula, recolhendo roupas do varal, deixa no ar insinuações de uma relação inadequada.
“Como é bunita! É inté pecado falá… Mais essa diaba chega a sê mais bonita que a ôtra! E é minha fia, disgraça! Num posso dexá ‘contecê aquilo ôtra veiz! É, Venâncio, cênum pode!”, expressa ele, revelando preocupações sobre repetir um acontecimento passado.
A tensão se intensifica quando Venâncio, de maneira rude, manda Santinha para dentro de casa, temendo uma possível desonra semelhante à experiência passada com Marianinha. O enredo provoca uma reviravolta ao fazer com que o casal desapareça da trama após o capataz levar Santinha para um bordel, acreditando que ela foi desonrada. A Globo escolhe não escalar uma atriz para o papel de Marianinha, mantendo-a como uma presença citada na narrativa.
Quitéria, esposa de Venâncio, alimenta as especulações ao conversar com a patroa Nena sobre a filha, deixando no ar a possibilidade de seu marido ter engravidado a herdeira mais velha. A trama ganha complexidade quando José Inocêncio estranha a recusa de Venâncio em falar sobre a filha, descobrindo rumores de que o jagunço “cria as filhas para ele mesmo”.
Assim, o terceiro capítulo de “Renascer” tece uma trama intrincada, explorando temas sensíveis e sugerindo revelações perturbadoras que envolvem a relação complexa entre os personagens.
O público é levado a refletir sobre as consequências dessas situações, enquanto a narrativa se desdobra em meio a segredos e especulações que moldarão os destinos dos protagonistas.